hipotese de avogadro
Para exemplificar, suponhamos que há três recipientes com volume de 1 litro cada um, onde serão adicionados gases distintos em cada um deles; gás carbônico (CO2) em um recipiente, oxigênio (O2) em outro, e metano (CH4) em outro, porém sempre com pressão e temperatura iguais. Essa hipótese tem como base a idéia de o número de moléculas é igual nos três recipientes, mas só foi aceita após ser autenticada, e pelo fato de ser uma remota idéia passou a ser considerada Hipótese de Avogadro, atualmente, Princípio de Avogadro.
Portanto podemos dizer que:
“Volumes iguais de gases quaisquer à mesma pressão e temperatura contêm o mesmo número de moléculas.”
CONCEITO DE MOL
A unidade de massa atômica é uma unidade de medida, utilizada para expressar a quantidade de partículas atômicas em gramas. (massas atômicas de elementos ou compostos). Ela é definida como 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 em seu estado fundamental Massa molecular de uma substância é a massa da molécula dessa substância expressa em u. Indica quantas vezes a massa da molécula dessa substância é maior que a massa de 1/12 do átomo de 12C.
A massa molecular de uma substância é numericamente igual à soma das massas atômicas de todos os átomos da molécula dessa substância.
CONSTANTE DE AVOGADRO (NÚMERO DE AVOGADRO)
É preciso juntar 6,02x10²³ átomos de um elemento para que sua massa em unidades de massa atômica seja expressa em gramas. E é necessário juntar 6,02x10²³u para que a massa total seja de 1g. Portanto, o número de avogadro é o fator de conversão entre as duas unidades.
Hoje, o Número de Avogadro não é mais chamado de "número", mas sim de Constante de Avogadro, pois o mol é agora reconhecido como sendo a constante universal de medida de quantidade de substância (assim como o metro é a medida para comprimento). O mol é uma quantidade padrão da grandeza quantidade de matéria.
1 mol → 6,02 x 1023 unidades
1 mol ►pesa → a massa atômica (M.A.) ou a