Principios da totalidade
O coração e os vasos sanguíneos foram desenvolvidos especialmente para fornecer um rápido transporte de O2, nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas…), drogas, e água para os tecidos e providenciar a remoção de produtos do metabolismo celular, CO2, uréia e creatina. Além disso, o sistema cardiovascular faz parte de um sistema de controle que não somente distribui hormônios que vão regular a função de diferentes tecidos, como também secreta hormônios (por ex. peptídeo natriurético atrial). O sistema cardiovascular desempenha ainda um papel vital na regulação da temperatura corporal. No processo de evolução os mamíferos se tornaram altamente dependentes do sistema circulatório para todas essas funções e qualquer interrupção em qualquer ponto do sistema pode produzir sérias conseqüências para o organismo.
Sistema Cardiovascular
O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.
Os principais componentes do sistema circulatório são: coração, vasos sangüíneos, sangue, vasos linfáticos e linfa.
- Funções do sistema cardiovascular
O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:
transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o