Empreendedorismo
Fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante novas oportunidades de negocio, tendo como foco a inovação e criação de valor. Fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados, buscar oportunidades e inovar. Trata-se de ampliar a definição de empreendedorismo e aplica-la a outras aéreas, sem perda conceitual. Para ser um empreendedor, não e necessário ser proprietário.
•Quais as formas de se empregar o Empreendedorismo Corporativo na empresa? Explique.
Corporate Venturing: esta mais relacionado à criação de algo novo, fora da organização, podendo ter sido gerado internamente em um primeiro momento. Nesses casos, o novo projeto ou negocio acaba tendo regras próprias e é mais autônomo, não seguindo as regras preexistentes na corporação em que foi concebido.
Intrapreneurship: engloba as varias possibilidades de se trabalhar os conceitos do empreendedorismo corporativo internamente na organização, focando a inovação – que pode se derivada/incremental, nova plataforma ou mesmo avançada/radical – e a renovação estratégica da organização, que visa à mudança.
•Comente sobre o Processo do Empreendedorismo Corporativo.
Um fator fundamental no processo do empreendedorismo corporativo é a oportunidade. Outro fator de extrema importância são os recursos de que a organização dispõe e que serão alocados para a exploração da oportunidade identificada. E finalmente, o mais importante fator: as pessoas, a equipe que colocara tudo isso em pratica, ou seja, os empreendedores corporativos. O planejamento, através de um plano de negocio é a ferramenta do empreendedor, através da qual sua equipe avalia oportunidades, identifica, busca e aloca os recursos necessários ao projeto, planeja as ações a serem tomadas, implementa e gerencia o novo projeto ou negocio.
Para uma forma mais detalhada, destacam-se