Fies — Programa de Financiamento Estudantil
Os soros podem ser de origem homóloga ou heteróloga. Os de origem homóloga são obtidos a partir de doador da mesma espécie do receptor. Os de origem heteróloga são obtidos de doador de espécies diferentes do receptor. Os soros são usados com finalidade profilático (preventiva) mediante administração em pessoas suscetíveis, após a exposição a determinados agentes infecciosas ou após acidentes causados por animais peçonhentos. A administração do soro é uma forma de imunização passiva fornecida a partir do uso de imunoglobulinas (anticorpos).
1) IMUNOGLOBULINA MIPERIMUNE PARA VARICELA (IGHAVZ)
A IGHAVZ é obtida de plasma humano, contendo títulos altos de IgG específicas contra o vírus da varicela. Está indicada para indivíduos não imunes com alto risco de complicações, devendo ser aplicada a mais breve possível após a exposição de preferências nas primeiras 96 horas, ressaltando-se que mesmo que não se consiga impedir a manifestação clínica da doença, o quadro será mais benigno. Neste grupo destacam:
Gestante susceptível a varicela.
Recém-nascidos de mão que surgiu com varicela nos últimos 5 dias de gravidez até os 2 primeiros dias após o parto.
Prematuros hospitalizados nascidos com peso menos que 1000 gramas ou a idade gestacional menor que 28 semanas, quando exposto a varicela, independente do estado imunitário da mãe. Se o prematuro tiver mais de 28 semanas, só recomendado se a mãe for soro negativo.
Pessoa imunocomprometida que teve contato com a varicela. Apresentação: Frasco – Ampola com 1,5=125U Dose única 125U para cada 10 Kg dose máxima de 625U. Via de administração intramuscular, deltoide, lateral da coxa, dor no local da injeção. A conservação é de +2°C e +8°C.
2) IMONOGLOBULINA HUMANA CONTRA HEPATITE B – IGHAHB A IGHAMB é obtida de plasma de doadores selecionados, submetidos a imunização ativa contra hepatite