comunicação empresarial
DISCIPLINA: Comunicação Empresarial
GUIA AULA Nº. 02
TEMA: Processo Comunicacional: Funções da linguagem
I – Objetivos:
Identificar e utilizar corretamente as diferentes funções da linguagem.
Produzir diferentes gêneros textuais, considerando a função da linguagem predominante.
II – Importância do tema:
É de extrema importância conhecer as diferentes funções da linguagem e adequá-las ao contexto da comunicação, contribuindo para a clareza e efetivação da situação comunicacional.
III – O tema em si:
Olá pessoal,
Na aula anterior, vimos que a Língua Portuguesa apresenta dois níveis: padrão e coloquial. A escolha da linguagem, na comunicação, deve considerar o contexto, a situação, o
1
interlocutor, o assunto, a relação falante-ouvinte e o efeito pretendido. Há situações em que a relação entre os interlocutores (quem fala / escreve e quem ouve / lê) é descontraída, mais pessoal, por isso fica mais adequado o emprego de uma linguagem informal. Por outro lado, há situações em que a relação é mais impessoal, cabendo, nesses casos, uma linguagem formal. Agora, veremos as diferentes funções da linguagem.
Sempre que as pessoas utilizam a escrita para se comunicar, há uma intenção predominante. Ela pode querer induzir alguém, expressar seus sentimentos, verificar se a mensagem foi compreendida etc.
Diante de qualquer mensagem, é importante nos questionarmos: Com qual intenção ela foi escrita? Que leitor deverá atingir? Qual o objetivo da mensagem?
Segundo a intenção do falante, suas escolhas e combinações realizadas, sobre qual dos elementos da comunicação centrase a mensagem, podemos reconhecer diferentes funções da linguagem. Veremos, a seguir, as seis funções básicas da linguagem. É importante ressaltar que em uma mesma mensagem verbal podemos reconhecer sempre mais de uma função. Por outro lado, em toda mensagem prevalece uma das seis funções.
Segue a descrição das funções da linguagem:
1-Função