O Brasil e a estabilidade monetária
Resumo
A princípio, a ideia desta empreitada era apresentar, e esclarecer algumas questões sobre a tão comentada Taxa Selic, apenas. Quem e o quê, esta ligado diretamente na sua criação. Analisar como a Selic interfere diretamente no dia a dia e ainda saber quem participou do processo que a definiu. Porém a Taxa Selic é resultado de um longo esforço feito nas ultimas décadas para se conseguir a estabilidade da moeda e economia, e para entendê-la é preciso conhecer todo o contexto de sua criação.
1 Introdução
O povo brasileiro ainda se lembra de um tempo em que uma estranha criatura atemorizava o país. Um dragão que era capaz de transformar o dinheiro do trabalhador em cinzas. Esta era a forma usada para representar naquele tempo uma inflação que era inimiga principalmente das famílias de baixa renda, que tinham suas economias tomadas por um adversário invisível, além de impedir que o Brasil seguisse o caminho do desenvolvimento. Este é o ponto de partida para compreender a Taxa Selic e a meta para inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional que existe hoje.
2 As batalhas contra a inflação
Em 1986, o plano cruzado levou o Brasil euforia à decepção. O congelamento de preços e salários baixado pelo governo Jose Sarney mereceu a boa expectativa dos especialistas. Porem era claro que ele de nada adiantaria se não se atacasse a causa do surto inflacionário: um estado falido e esbanjador. Passados catorze meses, o plano fez agua. A inflação era de 363% ao ano. O fracasso não impediu o plano cruzado de gerar dois filhotes ainda na administração Sarney, o Plano Bresser e o Plano Verão - ambos baseados em congelamentos, ambos igualmente não vingaram. (Revista Veja). Mas ainda sim deixaram suas marcas, como demonstra Miriam Leitão:
“Foi nesse tempo que se viu pela primeira vez a dimensão do compromisso do povo brasileiro em derrotar o inimigo. O