ADM CIENTÍFICA
As tarefas – São desempenhadas por todos os operários de uma forma individualizada e o mais especializada possível. É através destas que se ditam a eficiência do operário e o rendimento da produção, uma vez que o próprio ao adaptar-se à própria tarefa a executa com maior facilidade e perfeição.
A estrutura organizacional – Pode ser vista como um caminho viável para a eficiência. Está associada à departamentalização, isto é, à forma e disposição das partes que constituem uma empresa, bem como o inter-relacionamento dessas mesmas partes. Ou seja, a hierarquização dos recursos humanos e a sua cooperatividade, influenciam grandemente o sucesso de uma organização e consequentemente o seu nível de produtividade.
As relações humanas – Porque uma organização/empresa não pode existir sem pessoas, há a necessidade de se coordenar da melhor forma a relação entre elas. Assim, existe uma preocupação com o elemento humano, na medida em que existem tentativas de conciliar interesses individuais com os interesses da organização/empresa. Factores como “postos hierárquicos”, liderança, espírito de cooperação, comunicação e motivação, adquirem elevada importância no que refere às relações humanas e por isso ao nível da produtividade. Dependendo das condições apresentadas aos operários pela organização/empresa, o trabalho pode representar uma fonte de satisfação para os sujeitos que a executam e, consequentemente, uma fonte de rendimento para a própria empresa.
A tecnologia – Sendo a tecnologia vista como um tipo de conhecimento especifico, que abrange um complexo número de técnicas para a execução das tarefas, o que implica obrigatoriamente funcionários qualificados para o domínio dessas mesmas tecnologias.
O ambiente – As condições de trabalho interferem na produção. A melhoria do ambiente físico, como seja a