155 447 1 PB
Nilson Nobuaki Yamauti
Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo, 5790, 87020-900, Maringá, Paraná,
Brasil; e-mail: nilson.yamauti@uol.com.br
RESUMO. Este artigo propõe uma leitura do Método da Economia Política esboçado por Karl
Marx bem como a transposição de alguns de seus conceitos e princípios na produção de conhecimento a respeito do modo de ordenamento de formações nacionais. O método da totalidade é sugerido como forma de se conhecer concretamente um espaço nacional historicamente determinado.
Palavras-chave: Metodologia das Ciências Sociais, materialismo dialético, marxismo, totalidade concreta, espaço nacional.
ABSTRACT. The dialectic method of knowledge production in the Social
Sciences. This article proposes a reading of the Political Economy Method sketched by Karl
Marx as well as the transposition of some of its concepts and principles to the production of knowledge on the arrangement of national formations. The totality method facilitates the acquisition of concrete knowledge on the historically determined national space.
Key words: Methodology of the Social Sciences, Dialectic Materialism, marxism, concrete totality, national space.
Introdução
Introdução
A leitura de O método da Economia Política — manuscrito deixado por Karl Marx (1978) — tem suscitado interpretações diversas. Apresentaremos aqui uma interpretação desse texto orientada por experiências pessoais do autor do presente artigo referentes à produção de conhecimento na área de
Ciências Sociais, com base no método dialético.
Sugerimos a transposição de alguns princípios e conceitos empregados neste texto de Marx no estudo de formações nacionais sob o ponto de vista da totalidade. E, ainda, propomos a definição de alguns conceitos para o desenvolvimento do estudo das relações de ordem superestrutural que ocorrem no interior de espaços nacionais historicamente determinados. Método de