apostila voo ifr prova anac
9.610 de 19 de Fevereiro de 1998.
2
Introdução
Futuros ases de nossos céus, espero poder ajudá-los em mais uma etapa nesta longa e prazerosa jornada rumo aos mais altos níveis de voo. Percebo nestes anos que leciono uma dificuldade descomunal dos aluno, e às vezes desmotivante, em realizar um voo simulado para o teste PC-IFR ou somente IFR. No dia da banca então, recebo relatos de mãos trêmulas, olhos vermelhos, suor na testa e, pasmem, dor de barriga.
Tenho uma convicção que isto ocorre, não por falta de preparo do candidato, mas por falta de confiança em seus cálculos e conhecimentos, fruto de uma escassez desigual de materiais didáticos. Visando, com humildade, suprir esta deficiência em nosso mercado, apresento a correção de todas as 15 questões de navegação aérea da coletânea de provas para Piloto Comercial Avião em sua 3ª edição
Assim como em minha apostila de questões VFR resolvidas, destaco a apresentação de um método inovador, e muito bem recebido por parte dos alunos, pelo simples fato de ter aprendido a base da navegação fora dos padrões que vêm sendo ensinado em aeroclubes e escolas de viação há anos, sem vícios antigos ou decorebas de fórmulas. Antes de iniciarmos a resolução propriamente dita, gostaria de fazer algumas considerações: 1)
Existem vários tipos de computadores de voo de várias marcas
diferentes, o que torna a tarefa de encontrar os mesmos valores do avaliador uma questão praticamente impossível. Por isso, deveremos sempre marcar a resposta mais próxima que acharmos levando em conta o correto método nos cálculos.
2)
Já considero que todos utilizam o computador de voo de forma
plena. Se ainda possui dúvidas de como achar o vento, calcular número Mach ou achar a VA, por exemplo, sugiro minha apostila VFR onde mostro, de forma
bem