Tcc Mercado dos Surdos
Entendendo-se a expressão deficiência não como significativo de impossibilidade, incapacidade, falta a ser preenchida de alguma forma ou através de algum recurso externo, mas, como um processo que enfatiza a inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho. Considerando para tanto elementos, fatores históricos e culturais que possibilitam ou limitam esta inclusão.
Destaca-se que a pessoa deficiente é uma pessoa que pode ter algum comprometimento em algumas das áreas: visual, auditiva, mental ou física, e que necessita da educação especial. Nesta situação é importante explicar o significado de cada uma das dificuldades; quanto a:
- Deficiente Auditiva: é toda pessoa que possui perda total ou parcial da audição.
- Deficiente Físico: é todo aquele que possui algum tipo de paralisa ou limitações do aparelho locomotor; amputado; possuidor de má-formação.
- Deficiente Visual: é a pessoa cuja perda visual, total ou parcial, limita o individuo.
- Deficiente Mental: é uma pessoa portadora de distúrbios de aprendizagem e adaptação global. De acordo com a classificação corrente, existem os seguintes graus de deficiência mental: 1. Limítrofe; 2. Leve; 3. Moderada; 4. Severa; e 5. Profunda.
As empresas, além de lançar no mercado anúncios dessas vagas, precisam de toda estrutura para atendê-los e ao mesmo tempo desenvolver um bom trabalho. No caso da empresa a ser estudada, esta pertence ao grupo das Instituições de Ensino Superior, onde se verifica que o processo de recrutamento tem ocorrido a partir do encaminhamento do pedido pelos Setores técnicos e administrativos, bem como pelo pessoal administrativo ao Setor de Recursos Humanos. A seleção para a vaga oferecida acontece a partir da triagem, prova de conhecimentos específicos, dinâmica de grupo e entrevista individual.
Ressalta-se que atualmente ampliou-se a entrada no mercado de trabalho dos surdos; e também de como acontece o recrutamento e seleção dos surdos na Instituição e à