principio da excelência
Ricardo Blauth
Antes da formulação técnica de um programa de qualidade e produtividade as pessoas precisam compartilhar princípios ou fundamentos que orientam e estimulam a participação de todos.
Os princípios ou pontos propostos por Deming na década de 1950, com algumas atualizações e agrupamentos, têm sido largamente utilizados até hoje pela maioria dos programas de excelência em gestão e programas de qualidade tais como ISO 9000; Prêmio Nacional da Qualidade
(PNQ); Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS) etc.
Pensamento sistêmico
Pensamento sistêmico é a forma de entender a organização, como sendo um No pensamento sistêmico a instituição é percebida sistema integrado à sociedade, onde o como um sistema interdesempenho de um componente pode
-relacionado de partes afetar não apenas a própria organizabuscando um interesse ção, mas todas as partes interessadas. comum. Os resultados das partes ou subsistemas influenciam-se de tal forma que o melhor resultado para o sistema é uma composição ótima dos resultados dos subsistemas, o que é muito diferente de ótimos desempenhos isolados.
O pensamento sistêmico é a filosofia de vida que estuda e considera em suas ações:
a atitude das pessoas nas relações;
a forma de trabalho das pessoas;
os resultados.
Gestão da Qualidade
A precedência é a base da abordagem sistêmica: planejar vem antes de organizar, administrar, operar e controlar. Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia da organização.
“Fazer com que todos na instituição trabalhem no sentido de alcançar a transformação. Transformação é tarefa de todos” (SHOLTES, 1992).
Transformação é toda atividade que utiliza recursos (materiais, mão de obra, máquina, método...) que resulta em produtos ou serviços que agregam valor para alguém. Tipos mais comuns de transformação:
Física (juntar, separar, edificar, construir...).
Química