modelo de excelência em gestão publica
FERREIRA, A. R. Modelo de Excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação. Salvador: XVI congreso internacional del CLAD. 2009. P. 1 – 23. Disponível em: .
Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação
“O Modelo de Excelência em Gestão Pública passou por evoluções resultantes do ‘feedback’ das instituições, dos ciclos contínuos de análise e melhoria realizados pelo Comitê ao longo de 11 anos de aplicação e das experiências exitosas de outros modelos referenciais, principalmente do modelo preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade” (p.1).
“Um número grande de instituições públicas brasileiras, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário utilizaram o modelo como referência para a melhoria de sua gestão [...]” (p1).
Contexto Histórico
“Desde o final da década de 80 o Brasil buscou, com a abertura de mercado, mecanismos e métodos que preparassem e atualizassem as empresas e o serviço público com relação à qualidade e produtividade”. Foi criado em 1990 o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP, que gerou o Subcomitê da Administração Pública, o embrião dos Programas de Qualidade no Serviço Público. Em 1995, com a Reforma do Estado, foi criado o Programa Qualidade e Participação na Administração Pública - QPAP, ainda com foco nas ferramentas e o início de um discurso voltado para a qualidade como instrumento de modernização do aparelho do Estado [...]. Portanto, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, apesar de ser relativamente novo, é um programa cujas origens remontam a 1956, com a criação da Comissão de Simplificação Burocrática, pelo Presidente Juscelino Kubitscheck, passa pelo lançamento do PBQP em 1990 e a Reforma do Estado também na década de 90, chegando aos dias de hoje com características e um política pública e ‘massa crítica’ condizente com o tamanho do país e do desafio”