Principio da Capacidade Contributiva
Como tema ao inicio do debate colocamos em questão , o que seria o “ Principio da Capacidade Contributiva” , chegamos a conclusão que nada mais nada menos é a capacidade de suportar o ônus tributário como já mencionado no texto estudado, porém o que seria essa capacidade olhando pelo ponto de vista da nação em que vivemos ?
Já a muito tempo em nosso País pode-se dizer que a carga tributária é altíssima em tudo que compramos e consumimos, o Brasil tem a carga tributária mais pesada entre os países emergentes e mais alta até que Japão e Estados Unidos. Só fica atrás para o bem-estar social europeu, onde o imposto é alto, mas a contrapartida do governo, altíssima. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.
Porém nos perguntamos aonde entra a capacidade contributiva em tudo isso ? Atualmente existem milhares de Brasileiros que não conseguem suportar financeiramente essa carga tributária imposta em nosso País , tanto quanto pessoas físicas quanto empresários , quantas empresas poderíamos citar que se endividaram e não puderam mais suportar suas dívidas e foram declaradas por falência, ou até mesmo nós como cidadãos quantas pessoas estão endividadas e acabam que não podem mais honrar com seus compromissos, perdendo o direito ao crédito no mercado e assim dificultando ainda mais suas vidas.
O não suporte dessa carga tributária esta relacionado até mesmo a tacha de pobreza dentro do Pais, a taxa dos impostos são para todos então, sendo que os mais ricos podem mais e acabam que tendo uma vida mais abundante mesmo tendo que arcando com tantos impostos, e a classe mais pobre sente em sua pele todos os dias as dificuldades em arcar com os impostos de tudo que consumimos, desde a barra de chocolate até os impostos mais altos como gasolina e produtos importados.
Sem ainda mencionar os propriamente ditos empresários ou até