Direito
O humanismo preocupa-se com a dignidade pessoal, com os valores fundamentais da vida humana.A Técnica comanda a vasta e complexa produção tecnológica.O humanismo pensa o significado e a primazia do ser humano, enquanto que a técnica fabrica equipamentos cada vez mais sofisticados.O humanismo cultiva a consciência, a liberadde o diálogo e a técnica movimenta o universo mecânico. Daí irá surgir duas mentalidades: a Humanista e a tecnológica, a personalista e a mentalidade instrumental.
Quem opta pelo humanismo prioriza o ser humano e relativiza a tecnologia.Quem opta pela técnica prioriza a tecnologia e relega o ser humano.E assim os que abraçam o humanismo, amaldiçoam a técnica. Essa posição é simplista, acrítica pois por natureza humanismo e a técnica são aliados e não adversários.Afinal o ser humano é capaz de personalizar-se e de produzir tecnologia e também a tecnologia é herança humanista.porque gerada pelo homem.
Diversos filósofos humanistas como Tillch,Bloch,Adorno, Habermas entre outros analisaram a “razão instrumental”,que produzciência especialicada e técnica.Impressionados com o avanço da “razão instrumentral”, verificaram que a ciência especializada impedia a compreensão integral do ser humano.
E para Todorov o humanismo não é contra a técnica como tal,de sua ferramentas, mas é contra técnica que deixa de ser meio para tornar-se fim.
Cabe a ética conferir o sentido humano da técnica.O verdadeiro humanismo inclui tecnologia como instrumento que pode beneficiar a humanidade.A tecnologia que produz armas nuclerares,química e biológicas,são feitas e utilizadas por seres humanos que perderam o senso de humanidade.
Não é a trecnologia que degrada o ser humano, é o ser humano perverso que manipula criminosamente a tecnologia para mutilar as vidas humanas.A ética humanista orienta a técnica para o crescimento igualitário dos povos