Principais problemas no processo de implanta o da avalia o de desempenho
Segundo Lacombe e Heilborn (2003) os processos de avaliação psicológica são encarados como pelos avaliadores e avaliados como uma atividade rotineira, sendo essa um dos principais motivos de não ser realizada da maneira correta, passando a ser mais uma atividade que não gerará resultado.
Sendo dez razões principais para falhas nas avaliações de desempenho:
1. O gerente não tem informações a respeito do desempenho real de um funcionário;
É considerado como um erro grave que um gestor pode cometer para restringir o processo de avaliação, tendo em vista que qualquer superior deve acompanhar o desempenho de seus subordinados. O gestor deve acompanhar, sendo que as informações sobre o desempenho não devem ser aleatórias.
O gestor e funcionário devem se reunir para decidir metas e discutir como o desempenho será avaliado, depois de definidas ambos deveram trabalhar para o alcance das mesmas, assim o gestor facilitando condições de realizar o trabalho do funcionário e o funcionário tentará alcançar as metas e comunicar o gestor caso haja algum problema durante o processo. O gestor deve atuar coletando informações do mesmo sobre seu desempenho, no tempo que o funcionário tem para realizar seu trabalho, tendo o gestor necessidade de monitorar o que está sendo realizado com base nas informações referente ao cargo.
2. Os padrões pelos quais o desempenho de um funcionário é avaliado não estão claros;
Caso isso aconteça, é considerado uma falha. Pois se ambos em primeiro momento já discutiram o que deve ser realizado, ambos devem deixar tudo claro, a partir da avaliação de desempenho até as negociações de metas. Para evitar tal situação o gestor deve explicar o que deve ser feito e ao final perguntar ao avaliado se foi tudo compreendido e se a resposta foi “sim” pedir ao avaliado para explicar. Assim o avaliado não poderá dizer que não entendeu ou não sabia. Sendo necessário formalizar tudo o que