principais contaminantes da carne
Condições sanitárias deficientes durante o abate dos animais, cozimento inadequado, armazenamento impróprio, e falta de higiene durante o preparo dos produtos cárneos são condições que podem predispor os indivíduos a tornarem-se portadores assintomáticos ou doentes. Dependendo do microrganismo envolvido, os sintomas podem variar de desconforto intestinal moderado a desidratação severa, ou diarréia hemorrágica e morte.
Quando a carcaça de um animal sadio abatido para alimentação é mantida num recinto refrigerado esta pode apresentar apenas contaminação superficial, enquanto seus tecidos internos permanecem estéreis. A carne fresca, proveniente da carcaça refrigerada, tem sua superfície de corte contaminada por microrganismos típicos do ambiente e dos instrumentos (serras ou facas) utilizados. Cada nova superfície, reultante de um novo corte,acrescenta mais microrganismo ao tecido exposto. O processo de preparação de hambúrgueres ou quibes crus, em que se utilizam carnes moídas, exemplifica a máxima exposição de novas superfícies á contaminação microbiana.
É fundamental ressaltar que,doença e morte decorrentes da ingestão de alimentos contaminados permanecem ainda com o principal desafio á saúde pública.
Fonte = biológico.sp.gov.br/contaminantes-carne.php
OS PRINCIPAIS CONTAMINANTE DOS GRÃOS
ARROZ =Bacillus cereus causa dois tipos de toxinfecções emética e diarréica alimentares, com ação. A síndrome emética está associada com toxina pré-formada no alimento. Arroz cozido é um veículo mais comum e os sintomas são similares com os causados pela intoxicação causada por Staphylococcus aureus. O tipo diarréico é causado por uma enterotoxina e os sintomas são semelhantes aos causados pela toxinfecção por Clostridium perfringens. Foram analisadas 42 amostras de arroz cozido e 3 amostras de arroz cru, nas quais se observou uma contaminação semelhante na contagem de mesófilos totais em meio PCA e