Principais Autores Behavorismo
Pode-se dizer que a Teoria Comportamental ou também conhecida como Teoria Behaviorista da Administração, teve início com a obra literária “O Comportamento Administrativo” do autor Herbert Alexander Simon, sendo ele um dos principais expoentes desta teoria junto com Chester Barnard, Kurt Lewin, Douglas McGregor, Rensis Likert e Chris Argyris. Já em relação ao campo motivacional humano deve-se destacar Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland. Vejamos a seguir um pouco da história destes grandes autores citados.
1.1 Chester Barnard (1886-1961)
Chester Barnard nasceu em 1886, faleceu em 1961. Barnard graduou-se em Economia em Harvard, foi administrador na empresa de telefones Bell durante 40anos, onde se tornou presidente.
Barnard foi um dos pioneiros nos estudos de tomada de decisões, o papel e as funções do executivo, mostrou com suas pesquisas há necessidade que existia de uma comunicação mais simples e direta no que diz respeito aos objetivos da empresa. Ele também descreveu em um de seus livros (The Functions of the Executive), que a pessoa que ocupava o cargo de presidente de uma empresa não deveria exercer o seu poder perante os demais trabalhadores como um ditador, pois do presidente é que se espera o exemplo dos valores morais da empresa. Com isso ele constituiu duas teorias, que são as seguintes:
A primeira sobre a autoridade, onde se diz que os gestores devem tratar os funcionários com respeito e assim conquistar a sua autoridade perante os mesmos.
A segunda teoria fala sobre os incentivos, a forma que os gestores deveriam convencer os seus funcionários a cooperarem em busca de um resultado melhor, onde ele sempre deu maior importância a questão de se conseguir convencer pela persuasão ao invés de sempre convencer pelos valores econômicos.
1.2 Kurt Lewin (1890-1947)
Kurt Lewin nasceu no ano de 1890, na Alemanha, onde era psicólogo e docente. Ele deu aula de Filosofia e Psicologia na Universidade