Sustentabilidade TID
Feira de Santana
2013
Conceito
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
Sustentabilidade Social* - melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular;
Sustentabilidade Econômica* - públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia; Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.
Exemplos
Maior empresa produtora de resinas termoplásticas das Américas
Química sustentável, que privilegia a produção do polietileno verde, espécie de polímero derivado da cana-de-açúcar.
◦ Melhor aproveitamento de reservas minerais e de óleo e gás;
◦ Menor geração de resíduos;
◦ Utilização da abordagem de ciclo de vida do produto; ◦ Estruturação de sistemas produtivos em ciclos, incentivando o reuso (remanufatura) e a reciclagem de materiais;
◦ Melhoria da eficiência do uso de água;
◦ Ampliação da vida útil dos materiais;
◦ Uso de fontes renováveis de matérias-primas;
◦ Melhoria da eficiência energética;
◦ Geração combinada de energia e calor.
Geração de "empregos verdes":
◦ Principalmente nas cadeias de remanufatura e de reciclagem.
Incentivo à inovação, com foco em tecnologias mais limpas e socialmente inclusivas; Maior envolvimento do consumidor, ao ser informado sobre temas relacionados à sustentabilidade para que possa fazer a melhor escolha.