Desafio Profissional Novo
CURSO SERVIÇO SOCIAL – 2º Semestre
Turma Nº 27
DESAFIO PROFISSIONAL
Aurineide Ferreira dos Santos – RA 9363289194
Dennyse Vieira de Oliveira – RA 9910157776
Guilherme Rezende Costa – RA 9372326362
Kleinnyana Soares Braga Corrêa – RA 9140287103
Magna de Sousa Martins – RA 9364308395
Prof.ªAdriana Alves da Silva
Pólo Taguatinga - DF
Brasília, 07 de Novembro de 2014
DESAFIO PROFISSIONAL
PASSO 01
A POSTURA EXIGIDA PELO CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL
O assistente social tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e humanizada. O assistente social deve ver o ser humano como um todo, politicamente, religiosamente, filosoficamente, entre outros. O profissional tem como dever zelar pela família, que é a base da sociedade, defendendo seus princípios e direitos. Deve colaborar para uma melhor integração social, onde os mesmos devem se beneficiarem das políticas públicas oferecidas pelo Estado, pois é um direito do cidadão usufruir dessas políticas e dever do Estado, estabelecendo uma ordem social mais justa.
O assistente social no exercício de sua profissão deve colaborar na preservação do bem comum entre todos, visando melhorias na qualidade de vida de toda a população, contribuindo para que todos tenham acesso aos serviços oferecidos pelo Estado. Deve estimular a participação individual e coletiva no combate aos desníveis sociais, na diminuição da violência, nas desigualdades sociais, entre outros.
A eliminação das desigualdades sociais é uma tarefa constantemente defendida pela categoria profissional, que prevê uma sociedade mais humana e justa. Alguns valores como a cidadania, democracia, igualdade, justiça social, eliminação de todas as formas de preconceito, garantia dos direitos humanos, competência com a qualidade de serviços prestados, são fundamentais no processo de eliminação das desigualdades sociais e de uma sociedade onde a justiça social e o reconhecimento do indivíduo como um