COMO FAZER AN LISE DE RISCO
Na segurança do trabalho várias ferramentas podem ser utilizadas para chegarmos ao objetivo principal que é evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e a análise de risco é mais uma delas.
O QUE É ANÁLISE DE RISCO
A análise de riscos é uma ação ou documento onde os riscos presentes no ambiente de trabalho serão identificados e analisados.
A análise de risco pode tanto usar avaliações quantitativas ou qualitativas. O tipo a ser usado deverá levar em conta o objetivo final da análise de risco.
Estaremos falando mais sobre isso durante o artigo!!
PARA QUE A ANÁLISE DE RISCO SERVE?
Além de contribuir diretamente para trazer mais segurança ao ambiente de trabalho à análise de risco também serve de base para outros documentos e programas de segurança do trabalho.
Os riscos levantados na análise de risco podem ser usadas por exemplos, no Grupo Homogêneo de Exposição – GHE, PPRA, PCMSO e outros.
- PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); As análises de risco são parte importantíssima do PPRA. Quem segue nosso trabalho já está cansado de ler aqui que “só é possível fazer um bom PPRA se fizermos uma boa leitura dos riscos presentes no ambiente de trabalho”. Se a análise de risco for “meia boca” toda gestão de segurança da empresa estará em perigo. Afinal, são os riscos levantados que determinam as medidas preventivas ou corretivas a serem tomadas.
- PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); Normalmente o PCMSO é feito com base no PPRA, até por que, os dois programas precisam ter sincronia, precisam falar a mesma língua. Se a análise de risco do PPRA for feita de maneira relaxada, tanto PPRA quanto PCMSO estarão com sua eficiência seriamente comprometida.
- PCA (Programa de Conservação Auditiva); A partir da análise de risco na parte de ruído e mais os exames periódicos auditivos surge o PCA. Tudo começa em campo. Levantando os setores mais ruidosos da empresa e posteriormente o Médico do Trabalho em parceria