Psicologia Mecanica
O comportamento humano , segundo alguns estudiosos da psicologia , está condicionado a certos estímulos que determinam o tipo de “resposta” que damos, ou seja, a nossa reação. Portanto, para os que pensam dessa maneira o nosso perfil comportamental, em muitas das circunstâncias, não é resultado das nossas livres escolhas, mas do condicionamento que determinados estímulos exercem sobre nós.
É nesse sentido que pensou Waltson, criador da teoria do Behaviorismo. Segundo ele existe uma intrínseca relação entre o meio e o indivíduo, relação essa que determina o tipo de comportamento que este desenvolverá.
O behaviorismo, enquanto teoria que busca explicar de que forma a interação meio indivíduo se dá, condicionando o comportamento deste, foi sendo complementada ao longo dos anos por outros estudiosos. Sendo que o mais importante deles após Watson foi Skeiner ( 1904-1990). Este desenvolve uma linha de estudos chamada de behaviorismo radical, que propõe a análise experimental do comportamento.
O behaviorismo, como um todo, com as múltiplas contribuições que cada estudioso deu, constitui uma eficaz ferramenta no processo de entendimento da influência que os fatores externos exercem sobre as ações individuais.
O BEHAVORISMO NO FILME LARANJA MECÂNICA
O filme Laranja Mecânica traz em seu bojo a história de um jovem rapaz chamado Alex. Este mantém aparentemente uma vida normal durante o dia, mas durante a noite ao invés de estar trabalhando – como a sua família acredita que ele esteja – ele pratica atos abomináveis juntamente com seu grupo de drugers. Grupo este que por sua vez o trai, o que muda o rumo de sua vida e se constitui a causa desencadeadoras das situações problematizadas pelo filme.
A atuação violenta do grupo de Alex é fria, inescrupulosa e altamente censurável. Eles praticam as mais abomináveis atrocidades, desde provocar acidentes de trânsito até estupros em série, tudo isso da forma mais sadista o possível.
A cada