Primeira lição sobre direito
CURSO: Direito
MATÉRIA: Teoria Geral do Direito
PROFESSORA: Simone Costa
FICHAMENTO: Primeira Lição Sobre Direito
ALUNO: Nedson Willian Reynaldo
Oque é Direito?
1.O Direito entre ignorância, Desentendimentos e Incompreensões
O é direito como algo imaterial, algo não real fisicamente. Confia nos signos sensíveis, o direito é a razão da divisão das coisas em que não se pode enxergar uma divisão clara, como os terrenos de dois vizinhos, a embaixada de um Estado e assim por diante. Direito é algo necessário para as relações interpessoais, que surge a partir do momento em que dois sujeitos relacionam-se, pois não haverá necessidade para o direito em uma ilha deserta. É inerente ao ser humano o relacionamento com outros seres humanos ou outras formas de vida, característica intrínseca do homem o direito e a convivência entre outros seres vivos. Portanto, o homem é um animal apto a viver em comunidade, sociedade e nas mais diversas conglomerações de seres vivos.
2. As razões Históricas dos Desentendidos e Incompreensões
Escolhas dominantes e determinantes da história jurídica da Europa continental pelos últimos duzentos anos foram consolidadas em um vínculo muito forte e completamente novo entre poder político e direito. O Estado é a cristalização da sociedade em que a crença da virtude da lei estendeu-se até hoje, pela preguiça intelectual e ineficácia do governo. Não está errado o homem comum se sentir oposto ao direito, pois nos últimos duzentos anos de história observa-se esse processo de retirada do direito da sua mãe, a sociedade e entrega ao poder do Estado, repressor e violento. Uma realidade de comandos imperativos fora da cultura circulante que reduziram o direito a um corpo estranho ao homem comum.
O historiador do direito é, entre os juristas, o personagem que fica mais insatisfeito e também alarmado com essa situação. Habituado a colher o nascimento do direito na incandescência das forças