Resenha primeira liçao sobre o direito
Tais mutações podem ser vistas ao longo da história do direito, como na idade antiga que era usado o direito romano, pois era uma cultura mais refinada com institutos com uma grande organização e o direito usado era considerado apressado, eficaz e pontual. Surge também o gramático do direito, o jurista, suas técnicas de leituras e análise eram usadas para consolidar conceitos. A realidade socioeconômica ficou inserida em pensamentos jurídicos, assim os doutrinadores ficaram envoltos no próprio poder politico e em seu exercício.
O direito romano deixou grandes contribuições, entre elas a terminologia, os formulários e os conceitos, além de um rigor argumentativo que buscava a perfeição formal, assim ficaram com aspecto de clássico.
Logo após esse período veio o direito medieval, que ficou marcado por seus dogmas e pluralidade jurídica. Com a descentralização estatal os poderes políticos foram passados para pessoas que se tornaram estorvantes e totalitários e com isso diminuiu os papeis dos legisladores. O direito tornou-se mais perto da sociedade, segundo Grossi, esse período é uma experiência jurídica profundamente original.
As mudanças ocorridas na sociedade europeia fez com que houvesse também mudanças no âmbito jurídico. O direito na idade média ganha um conceito de construção cientifica e o poder torna-se mais importante e transforma-se em realidade politica estatal.
Na idade moderna a principal figura de poder é o Estado, o direito torna-se legislativo e o príncipe atua como legislador. Ele faz o direito tomar uma visão politica e atua como controlado da atividade soberana. Como fonte primaria do direito tem-se a lei que é uma expressão da vontade do povo. Com isso houve a