Primeira Estórias
Personagens
Menino: Principal da história.
Moça (Noiva): Muito bonita e noiva de um moço, onde ela é cuidadora da Nenha e é filha do moço que pode ser dono da fazenda. “A moça é tão que reaparece, linda e recôndita. A lembrança em torno dessa moça raia em tão estraordinária maravilhosa luz, que se algum dia eu encontrar, aqui, o que está por traz da palavra “paz”, terme-à sido também através dela”. Rosa, Guimarães, Primeiras Estórias (Nenhum, nenhuma). Moço (Noivo): Odiado pelo menino e noivo da moça bonita. “A moça e o moço, quando entre si, passavam-se um embebido olhar, diferente do dos outros; e radiava em ambos um modo igual, parecido. Eles olhavam um para o outro como os passarinhos ouvidos de repente a cantar, as árvores pé-ante-pé, as nuvens desconcertadas: como do assoprado das cinzas a esplendição das brasas”.
Rosa, Guimarães, Primeiras Estórias (Nenhum, nenhuma).
Moço (Pai da noiva): Quieto e velho, pai da noiva ele parece na ser dono da fazenda.
Moça velhinha (Nenha): Velhinha cheia de rugas, mais carinhosamente chamada de Nenha, ela é cuidada pela noiva. “Era uma velha, uma velhinha - de história, de estórla - velhíssíma, a inacreditável. Tanto, tanto, que ela se encolhera, encurtara-se, pequenina como uma criança, toda enrugadinha, desbotada: não caminharia, nem ficava em pé, e quase não dava acordo de coisa nenhuma, perdida a claridade do juízo”. Rosa, Guimarães, Primeiras Estórias (Nenhum, nenhuma).
Mãe e pai do menino: Aparece no final onde a atenção deles é chamada pelo menino. "Vocês não sabem de nada, de nada, ouviram?! Vocês já se esqueceram de tudo o que, algum dia, sabiam! Rosa, Guimarães, Primeiras Estórias (Nenhum, nenhuma).
E eles abaixaram as cabeças, figuro que estremeceram. Porque eu desconheci meus pais - eram-me tão estranhos; jamais poderia verdadeiramente conhecê-los, eu; eu”?
Rosa, Guimarães, Primeiras Estórias (Nenhum, nenhuma).
Espaço
Fazenda: “Dentro da casa-de-fazenda, achada, ao acaso de outras