Previdências Brasil e Chile
A palavra Previdência no dicionário significa faculdade de prever; conjetura; precaução; previsão. Logo podemos entender que a previdência social tem um caráter preventivo de proteção ao trabalhador contribuinte, sendo assim um seguro em caso de impossibilidade de trabalho, como por exemplo, a idade avançada.
A Previdência Social - exceto a Complementar - se encaixa perfeitamente nessa descrição, levando em conta que o contribuinte é automaticamente inscrito a partir do momento que começa a trabalhar (com exceção de alguns, como dos trabalhadores autônomos que devem se inscrever), sendo assegurado a partir de sua contribuição mensal.
Como o próprio nome diz, a Previdência Complementar serve para complemento da Social e é facultativa. Este será o foco do trabalho, levando em conta as semelhanças e diferenças entre a Previdência Complementar - ou Privada - do Brasil e a do Chile, que em 1981 sofreu uma reforma previdenciária que perdura até os dias de hoje. Falaremos sobre o regime previdenciário antes da reforma e depois dela, levando em conta os aspectos de melhoria da previdência do país.
Índice
1. Brasil.................................................................................................................. 04 1.1. Tipos de Previdência........................................................................... 04 1.2. Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).................................................................................... 05
1.3. Previdência Complementar................................................................ 06 2. Chile.................................................................................................................. 10 2.1.A Reforma Previdenciária................................................................... 10 2.2. Mudanças............................................................................................ 11