estudante
O livro “pedagogia da autonomia” do professor Dr. Paulo Freire, nos trás proposta de prática pedagógica necessária a educação, no dia a dia em sala de aula e também fora dela. Essas práticas abordadas por Freira pode ser utilizada desde o ensino fundamental até a pós-graduação, formando desta forma educando com uma visão crítica e democrática. O autor relata também a importância da autonomia de ser e de saber do educando valorizando e respeitando o seu conhecimento prévio, sua curiosidade e linguagem, já que o aluno é um sujeito social e histórico em construção.
Outro ponto abordado pelo autor e a questão da competência do profissional,pois sem competência o professor não tem com se impor ou seja o professor tem que esta sempre buscando novos conhecimento estando sempre comprometido com seu trabalho e se atualizando já que isso não passa de uma obrigação sua, estando também sempre bem preparando para receber as criticas e sabendo lidar com elas e crescendo cada vez mais com estas criticas.
Portanto este livro é muito rico em informações pedagógica a qual o autor vem passando de forma clara a importância do docente de mostrar segurança,comprometimento, e de saber escutar e dialogar com os educando, sabendo que o professor não é o dono do saber e sim um mediador do conhecimento. Enfim é um livro de ótima compreensão, e que deve ser lido por todo professor, pois ele pode ser muito utilizado durante toda a jornada profissional , ajudando a compartilhar saberes entre o docente e o aluno dentro da sala de aula, tornando esta sala num lugar de harmonia onde o aluno tenha o direito de se expressar respeitando o professor e também seus colegas de classes.