case Santander
HISTORICO - desde a fundacao até a data de hj
Fundado dia 15 de maio de 1857, quando a Rainha Isabel II assina o Decreto Real que autoriza a constituição do Banco de Santander. Desde suas origens foi um banco aberto ao exterior, inicialmente ligado ao comércio entre o porto de Santander, no norte da Espanha e a Ibero-América.
1919 - 1982 (Expansão em diversos países)
O período decorrido entre 1919 e 1940 foi crucial para o Santander quando falamos de crescimento, pois nesse periodo o banco dobrou seu balanço teve eleito seu primeiro presidente fixo e mudou a sua sede fundando o Banco Torrelavega e abriu redes sucursais com aquisição de um grande numero de bancos locais por toda Espanha. Em 1942 compra uma pequena entidade, o Banco de Ávila, que lhe permitiu instalar-se em Madri, que na época já era a capital financeira do país e em 1946 o Santander compra seu velho rival em Santander, o Banco Mercantil. Em 1947 foi aberto o primeiro escritório de representação na América Latina, em Havana (Cuba), ao qual seguiram outros na Argentina, México e Venezuela, e também um gabinete em Londres. Em 1956 foi criado o Departamento Ibero-americano do Banco.
1985-1990
Em 1985 foi constituído o Banco Santander de Negócios na Espanha para desenvolver as atividades de banco de investimentos e mercados atacadistas.No final dos anos 80, o Santander reforça sua presença na Europa com a aquisição na Alemanha do CC-Bank que compra do Bank of America, entidade com mais de três décadas de experiência no mercado de financiamento de veículos. Também adquire uma participação no Banco de Comércio e Indústria em Portugal e a aliança estratégica com o The Royal Bank of Scotland, em 1988.
1990-2000
Aquisição do Banesto: Em 1994 a aquisição do Banco Español de Crédito (Banesto) converte-se em um fato histórico de grande transcendência para a história do Santander, pois o situa na primeira posição do mercado espanhol.
Santander e BCH, a