Santander sustentabilidade
O Banco Santander recebeu hoje, o Prêmio Eco 2010 pelo case Espaço de Práticas em Sustentabilidade, um jeito inovador de engajar stakeholders na sustentabilidade, na categoria Processos. No ano passado, a instituição já havia ganho o prêmio na categoria Sustentabilidade no Modelo de Negócios, com o case A Sustentabilidade como Diferencial no Grupo Santander Brasil.
Nos últimos dois anos, o Santander investiu mais de R$ 8 milhões no Programa Espaço de Práticas em Sustentabilidade, que tem o objetivo de compartilhar as práticas e conhecimento em sustentabilidade do banco com clientes, fornecedores e sociedade. São oferecidos conteúdo online por meio do site www.santander.com.br/sustentabilidade, que chegou aos cinco milhões de acessos, e eventos presenciais como o curso Sustentabilidade na Prática: Caminhos & Desafios que tem a missão de ajudar organizações clientes e fornecedoras da instituição a inserirem sustentabilidade em seus negócios e operações. Desde 2007, início do programa, 1.878 organizações e 3.246 pessoas participaram da disputada agenda do treinamento, que passou por cidades como Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte e Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Marília (SP), Joinville (SC), Bauru (SP), entre outras.
Promovido pela Amcham e Jornal Valor Econômico, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas de sustentabilidade na gestão, gerando uma reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. Ao longo dos anos foi marcado pela antecipação de tendências e pela influência positiva no comprometimento das empresas com a sustentabilidade.
Concorreram 82 trabalhos desenvolvidos por 67 empresas de pequeno, médio e grande porte de todo o país. A avaliação é feita por um corpo de jurados. Nesse ano foram 34, entre jornalistas, professores, consultores e especialistas em temas da sustentabilidade.