Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
São Mateus
2013
Livro: Didática
Autor: LIBÂNEO, José Carlos. São Paulo: Cortez
Capitulo 2: Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
Respostas do item “Perguntas para o trabalho independente dos alunos”.
1 – Através da sua intervenção no processo de assimilação, orientando para finalidades sociais e políticas, criando um conjunto de condições metodológicas e organizativas para viabilizar a assimilação dos conhecimentos e experiências humanas, tendo em vista a formação dos indivíduos enquanto seres sociais, torna a Didática uma disciplina eminentemente pedagógica.
2 – Por ela busca-se abstrair das particularidades de cada matéria, para generalizar princípios e diretrizes para qualquer uma delas, fundamentando-se nos objetivos sócio-politícos e pedagógicos da educação escolar, nos conteúdos escolares, nos princípios didáticos, nos métodos de ensino e de aprendizagem, nas formas organizativas do ensino, no uso e aplicação de técnicas e recursos, no controle e na avaliação da aprendizagem.
3 – A Didática procura tratar de forma geral o ensino, enquanto as Metodologias especificas, integrando a Didática, procuram tratar dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria, afim de proporcionar aos alunos os meios que assimilem ativamente os conhecimentos de cada disciplina.
4 – Pois o ensino, por mais simples que possa parecer à primeira vista, é uma atividade complexa; envolve condições externas (Família, sociedade, cultura local, poder econômico, cor da pele), como condições internas (praticas pedagógicas, objetivos educativos da escola e dos professores, relação professor-aluno, etc.). Conhecer essas condições e lidar acertadamente com elas é uma das tarefas básicas da psicologia e sociologia educacional, buscando preparar o professor para a condução do trabalho docente.
5 – O ensino é um processo social integrante de múltiplos