Didática
DE
DIDÁTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ. DATA: 16 DE DEZEMBRO DE 2012. DISCIPLINA: DIDÁTICA. PROFESSOR: MS. BENEDITO SOUZA DOS SANTOS. ALUNA: QUEZIA NASCIMENTO SANTOS. CURSO: MATEMÁTICA – LICENCIATURA.
PRÁTICA EDUCATIVA,PEDAGOGIA E DIDÁTICA Este capítulo tem como objetivos compreender a Didática como um dos ramos de estudo da Pedagogia, justificar a subordinação do processo didático a finalidades educacionais e indicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para orientar a ação pedagógico-didática na escola.
Em primeiro lugar, consideraremos que o processo de ensino, não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula, pois para compreendermos a importância do ensino na formação humana, é preciso considera-lo no conjunto das tarefas educativas exigidas pela vida em sociedade.
A PEDAGOGIAé a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global. E a DIDÁTICA, uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino.
Prática educativa e sociedade
A educação, ou seja, a prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades, pois não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade. Em sentido amplo, a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável pelo simples fato de existirem socialmente. Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como não-intencionais e intencionais. A educação não-intencional ou informal, refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos, trata de atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional (como é o caso de movimentos