DIDÁTICA: TEORIA DA INSTRUÇÃO E DO ENSINO
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “mestre” da educação escolar brasileira e “doutor” em educação. Libâneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que produz na área.
Desde os primórdios já existiam maneiras de instruir e formas de aprendizagem, ainda que de maneira “inconsciente” e sem planejamento didático. Mas foi somente no século XVII, que surgiu a formação da teoria didática, na intenção de pesquisar acerca da relação entre ensino e aprendizagem, a parte pedagógica que estuda os métodos e técnicas de ensino.
Nessa perspectiva Libâneo faz uma abordagem através da obra Didática, onde procura discutir no capítulo 3, intitulado Didática: Teoria da instrução e do ensino, acerca dessa temática, na tentativa de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem e, sobretudo, despertar o docente sobre sua atuação e os diferentes métodos de ensino. Neste capítulo o autor discorre sobre alguns temas, respectivamente, a didática como atividade pedagógica escolar; objeto de estudo: os processos da instrução e do ensino; os componentes do processo didático; desenvolvimento histórico da didática e as tendências pedagógica; e a didática e as tarefas do professor.
Segundo Libâneo a didática está inteiramente relacionada a pedagogia, sobretudo, por ser uma disciplina pedagógica, direcionada ao processo de ensino, através dos conteúdos escolares, o ensino, os métodos e a aprendizagem, que dá suporte ao profissional, ao professor em formação e fundamental no desenvolvimento