Fichamento
FICHAMENTO DO CAPITULO 3
Didática: Teoria da instrução e do ensino
União dos Palmares – AL.
2014.
ELIENE OLIVEIRA DA SILVA
FICHAMENTO DO CAPITULO 3
“Didática: Teoria da instrução e do ensino”
Universidade Estadual de Alagoas
Campus Zumbi dos Palmares
União dos Palmares
2014.
LIBÂNEO. Jose Carlos, Didática: Teoria da instrução e do ensino. In: Didática. São Paulo: Cortez 2003.
CAPITULO 3
Didática: Teoria da Instrução e do Ensino
A didática é, pois, umas das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através dos seus componentes – os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores. É, ao mesmo tempo, uma matéria de estudo fundamental na formação profissional dos professores e um meio de trabalho do qual os professores se servem para dirigir a atividade de ensino, cujo resultado é a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos.
(LIBÂNEO, 2003, pág. 52, parágrafo 3º)
A didática é a principal ponte de ligação entre o educador e o aluno, é uma matéria onde o professor irá buscar o melhor método de ensino que resultará na aprendizagem, a falta desta didática nos dias atuais reflete o desinteresse dos alunos na busca pelo conhecimento.
Podemos definir processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, através dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas (pensamento independente, observação, análise – síntese e outras).
(LIBÂNEO, 2003, pág. 54, parágrafo 4º)
O processo de ensino se dá através da interação entre o aluno e o professor, onde ambos possam aprender, a inserção da realidade nas escolas é um exemplo, onde os alunos terão