Trabalho Aquisi o Santander x Real
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Allan Medeiros Dantas 201107378
Mike Aurélio 201108421
Rafael Parige 201101535
4º DADN
Aquisição
Case: Santander x Banco Real (ABN Amro)
São Paulo
2014
Allan Medeiros Dantas 201107378
Mike Aurélio 201108421
Rafael Parige 201101535
4º DADN
Aquisição
Case: Santander x Banco Real (ABN Amro)
Trabalho desenvolvido na disciplina Planejamento Estratégico de Negócios,como parte da Avaliação do 4º ano,no tema de Fusões e Aquisições.
São Paulo
2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos da aquisição do Banco Real controlado pelo grupo ABN AMRO de origem holandesa, pelo Banco Santander no Brasil em 2007. Tem como tema principal os aspectos que mais chamaram atenção em relação aos conflitos culturais, tecnológicos e todos os impactos na integração.
1. Aquisição
Diferença entre fusão e aquisição.
A fusão é uma operação societária que envolve duas ou mais empresas que juntam seus patrimônios para formar uma nova sociedade comercial, o que faz com que elas passem a não existir mais individualmente. Na maioria dos casos, envolve empresas do mesmo porte. Já na aquisição, o patrimônio total de uma empresa de menor porte passa a ser controlado total ou parcialmente por uma de maior porte.
Motivações das empresas para realizar fusões e aquisições.
Um dos principais fatores que motivam as companhias é a racionalização da produção, ou seja, produzir mais e melhor a um custo menor, eliminando a duplicidade de atividades e redundâncias operacionais. Além disso, as empresas buscam o acesso a novos mercados consumidores e/ou o reforço da posição competitiva no setor de atuação. Em alguns casos, o objetivo também é assumir posição dominante (ou até mesmo monopolista) num determinado mercado, o que pode, em tese, trazer mais prejuízos que benefícios aos consumidores.
Como ocorreu a aquisição.
A compra do