Prevenção à lavagem de dinheiro
Rodrigo Soares Lopes Agosto/2011
Agenda
Fases do Processo de Lavagem Testes Realizados Resultados
Pontos de Atenção
Cases
Fases do Processo de Lavagem
As 3 fases são independentes e, com frequência, ocorrem simultaneamente. I – COLOCAÇÃO Inserir o dinheiro no sistema econômico, por meio investimentos em valores mobiliários, compra de bens etc. II – OCULTAÇÃO de depósitos,
Dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos, por meio de transferências dos ativos para contas anônimas ou realizando depósitos em contas “fantasmas”.
III – INTEGRAÇÃO Os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico sem despertar suspeitas de sua origem.
Testes Realizados
PROCESSOS
REGULAMENTAÇÕES Órgão Emissor Normativo
PRINCIPAIS ITENS
CVM
301/99
Identificar clientes cujas operações são, em princípio, incompatíveis com suas ocupações e/ou situação financeira e patrimonial. Verificar se os documentos cadastrais estão atualizados.
Prevenção à Lavagem de Dinheiro
Banco Central
3461/09
Identificar a existência de transferências/depósitos para/de conta de terceiros.
Identificar a existência de depósitos/retiradas em espécie. Analisar os procedimentos destinados a prevenir a prática de lavagem de dinheiro.
BM&FBovespa
046/10
Avaliar o programa de treinamento para os colaboradores do Participante.
Testes Realizados
PROCESSOS
REGULAMENTAÇÕES Órgão Emissor Normativo
PRINCIPAIS ITENS
CVM
301/99
Avaliar a política de prevenção e combate à lavagem de dinheiro. Verificar os procedimentos de identificação e monitoramento das operações de clientes considerados pessoas politicamente expostas, de clientes constituídos sob a forma de trusts, de sociedades com títulos ao portador e de clientes com grandes fortunas. Analisar o monitoramento de operações que evidenciem oscilação significativa em relação ao volume e/ou frequência de negócios de qualquer das partes envolvidas.