Modernismo
MOVIMENTO MODERNISTA
VÍTORIA
2012
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR RENATO JOSÉ DA COSTA PACHECO
MOVIMENTO MORDERNISTA
Nome: Ramon, Matheus, Alan, Andrey, Bruno
Turma: 2v2
Disciplina: Arte
Professor: Thiago Ribeiro Sibien
VÍTORIA
2012
Introdução
O Movimento Modernista foi um momento histórico que muito modificou os padrões estéticos que a Arte de então vinha obedecendo. Esse movimento cultural teve datado do início do século XX, mas no Brasil teve mais força por volta do final da década de 1910, com a publicação do Manifesto Antropofágico.
Neste trabalho de pesquisa, refletiremos sobre os ideais que levaram aos acontecimentos mais relevantes do movimento, bem como fazer um levantamento dos artistas e obras mais destacados e ainda fazer uma reflexão sobre a influência que este movimento e seus ideais geraram para o futuro da Arte mundial.
Índice
1 – Contexto Histórico
2 – Principais Artistas 2.1 – Menotti Del Picchia 2.2 – Anita Malfatti 2.3 – Oswald de Andrade 2.4 – Mário de Andrade 2.5 – Monteiro Lobato 2.6 – Di Cavalcanti 2.7 – Tarsila de Amaral 2.8 – Heitor Villa Lobos
3 – Conclusão
4 – Bibliografia
1 - CONTEXTO HISTORICO
O movimento denominado Modernismo iniciou-se em 11 de fevereiro de 1922, com o evento chamado “Semana da Arte Moderna”. Mas muitos consideram o inicio do movimento a partir do ano de 1920, pois as características modernistas já haviam sido incorporadas aos escritores pré-modernistas.
A Semana de Arte Moderna foi um evento ocorrido no Teatro Municipal de São Paulo, o qual contou com inúmeros eventos, como apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música e vários grandes nomes da literatura brasileira, tais como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida e muitos