Prevenção a lavagem de dinheiro
São Paulo
2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma visão geral sobre a questão da lavagem de dinheiro e os seus efeitos na sociedade. Partindo da origem do conceito e das etapas envolvidas neste processo, são apontados as entidades, setores e atividades mais visados neste processo. Instrumentos internacionais de cooperação e o papel das unidades financeiras de inteligência. O trabalho desenvolvido pela COAF e sua estrutura. Uma breve explicação sobre as políticas e procedimentos para pessoas politicamente expostas. Ao final do trabalho, colocamos um case para um melhor entendimento deste assunto.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 05
1. CONCEITO E ETAPAS DA LAVAGEM DE DINHEIRO 06
2. ENTIDADES, SETORES E ATIVIDADES MAIS VISADOS NO PROCESSO DE LAVAGEM DE DINHEIRO 08
3. INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS DE COOPERAÇÃO 09
4. O PAPEL DAS UNIDADES FINANCEIRAS DE INTELIGÊNCIA 10
5. COAF - A FIU BRASILEIRA 11
6. ESTRUTURA DO COAF 12
7. PROCEDIMENTOS PARA PESSOAS POLITICAMENTE EXPOSTAS (PPE) 13
8. CASE SOBRE LAVAGEM DE DINHEIRO 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Lavagem de dinheiro é o processo pelo qual o criminoso transforma recursos ganhos de atividades ilegais em ativos com uma origem aparentemente legal.
Essa prática geralmente envolve múltiplas transações usadas para ocultar a origem dos ativos financeiros e permitir que eles sejam utilizados sem comprometer os criminosos. A dissimulação é, portanto, a base para toda operação de lavagem que envolva dinheiro proveniente de um crime antecedente.
Nas duas últimas décadas, a lavagem de dinheiro e os crimes correlatos como narcotráfico, corrupção, sequestro e terrorismo tornaram-se delitos cujo impacto não pode mais ser medido em escala local. Se antes essa prática estava restrita a determinadas regiões, seus efeitos prejudiciais hoje se espalham para além das fronteiras nacionais,