Prevenção ao combate e lavagem de dinheiro
Capítulo 1.
Características da lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores.
Lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores é uma prática criminosa utilizada para transformar recursos de origem ilegal em ativos aparentemente lícitos. Ela ocorre por meio de transações que objetivam eliminar ou dificultar o rastreamento da origem ilegal desses recursos, permitindo que esses sejam utilizados sem comprometer os criminosos.
É crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direito ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime.
Importante lembrar que com a alteração da Lei 9.613/1998 pela Lei 12.683/2012 todo recurso proveniente de infração penal, quando ocorre a tentativa de dar legalidade, é considerado como crime de lavagem de dinheiro.
É isso mesmo, vejo que o curso foi muito bom para você! Tenho que te lembrar, também que: Sicoob Confederação, como uma instituição séria e ética, tem como base o princípio do cooperativismo - interesse pela comunidade - por meio do qual as cooperativas têm a obrigação de desenvolver políticas que garantam processos socialmente sustentáveis. Partindo desta premissa, o Sicoob tem contribuído com ações efetivas para que o crime organizado não utilize nossos serviços e produtos com o objetivo de ocultar os valores provenientes de infrações penais.
ETAPAS DO PROCESSO DE LAVAGEM DE DINHEIRO:
1 – COLOCAÇÃO: Nessa etapa, o objetivo dos criminosos é colocar o dinheiro no sistema econômico, ocultando suas origens ilícitas e misturando-os com recursos obtidos por meio de atividades legais.
No comércio ilegal de drogas, por exemplo, os rendimentos dessas ações são, na maioria dos casos, revertidos em notas de pequeno valor. A conversão dessas notas em notas maiores, cheques bancários ou outros instrumentos monetários