PREVENÇÃO A LAVAGEM DE DINHEIRO
INTRODUÇÃO.
Vamos falar da preocupação com as inúmeras atividades ilegais em todo o mundo.
A organização, a sofisticação e a disseminação do crime por todo o mundo ameaçam todos os cidadãos a atingem os contextos social e econômico de todos os países.
Foram criadas organizações multinacionais, que atuam na lavagem de dinheiro, vindo de atividades ilegais, como o tráfico de drogas, armas e sequestros.
Uma das Organizações criadas foi a ONU, ela é uma organização internacional, constituída em 1945, com sede em Nova Iorque, e uma das principais ações da ONU tem sido o combate à lavagem de dinheiro.
O crime organizado gera enormes quantias de dinheiro com suas atividades. Os grupos criminosos desenvolvem sistemas cada vez mais eficientes para inserir o dinheiro sujo no mercado financeiro.
A legislação de vários países, inclusive a do Brasil, atribuiu responsabilidades as instituições financeiras, por terem, como atividade principal, a movimentação de ativos.
1 – O QUE É LAVAGEM DE DINHEIRO.
Lavagem de dinheiro é a transformação do capital proveniente direta e indiretamente dos crimes em capital aparentemente legal.
O dinheiro proveniente do crime serve, entre outras coisas, para a corrupção de autoridades públicas, a manutenção de quadrilhas que realizam a parte operacional das atividades ilegais, aliciamento de pessoas, principalmente menores, levando-os a se tornarem consumidores e trabalhadores do crime.
Para que isso não ocorra, toda a sociedade deve cooperar com o combate ao crime organizado e com a prevenção à lavagem de dinheiro.
1.1 - As etapas do processo de lavagem de dinheiro
No processo a de lavagem de dinheiro, existem três etapas:
A – Colocação
O dinheiro sujo é introduzido no sistema financeiro, por meio de depósitos, investimentos, compra de ativos ou bens negociáveis para dificultar a identificação da origem dos recursos.
B – Ocultação
Consiste em dificultar o