PRESIDIOS
O juiz Sidinei Brzuska é um juiz que condena e executa a condenação, é um juiz fiscalizador dos presídios da Região Metropolitana. É respeitado pelos presos, faz visitas duas ou mais vezes por semana ao s presidios,desde então conhece muito a situação dos presídios e vem denunciando o estado aterrador do sistema prisional. Há 4 anos atrás em reunião o Poder Judiciário fez um relatório da situação dos presídios e apresentado ao Conselho Nacional de Justiça a medida de não expedir mandato de prisão que não fossem por crimes graves e que sejam réus primários foi adotada.
As condições de vida nas prisões são subumanas, causa revolta nos presos e mais problemas, falta tudo as instalações são precárias falta de água luz, esgotos a céu aberto etc.
O Estado fica indiferente e a sociedade também pois eles acham que porque são criminosos eles merecem estar nessa situação. Sendo que o fato do preso ter perdido sua liberdade já é o suficiente para pagar por seus erros. Se a sociedade fizesse pressão para haver uma mudança na situação dos presídios os políticos com certeza se preocupariam em propor mudanças, pelo menos por causa de votos.
O Juiz acha que existe uma solução e que há exemplo da casa de detenção do aberto e semiaberto, onde não há superlotação, tem funcionários suficientes que conhecem os apenados um por um, onde há assistência, orientação e que a ressocialização é o caminho para uma mudança de atitude. Trabalho também é uma grande ajuda para que os presos pudessem fazer algo que levantasse sua autoestima e mostrasse sua capacidade e fruto de suas mãos.
O Governo promete resolver a situação dos presídios até o final de 2014.Esperamos que não seja apenas mais uma promessa, pois pra tudo há uma solução e tem pessoas dispostas a ajudar a mudar esse quadro.
MÁRCIA LUIZA FLORES