LINGÜÍSTICA A P L I C A D A E O ENSINO D E LÍNGUAS E S T R A N G E I R A S NO B R A S I L
D E LÍNGUAS E S T R A N G E I R A S NO B R A S I L
1
J o h n Robert S C H M I T Z
2
• RESUMO: Procura-se neste trabalho apresentar u m esboço de Lingüística Aplicada e o Ensino de Línguas
Estrangeiras no mundo e também no Brasil. Conclui-se que a disciplina está e m pleno desenvolvimento com contribuições pertinentes para o ensino e aprendizagem de línguas, além de outras áreas de conhecimento tais como língua pátria, ensino bilíngüe, tradução, alfabetização e letramento. Destaca-se no artigo o estado da arte e m Lingüística Aplicada no Brasil que atinge no momento, especialmente no campo de ensino de línguas estrangeiras, a sua maturidade após vinte anos de atividade.
• UNITERMOS: Lingüística Aplicada; Teoria Gerativo-Transformacional; aprendizagem de língua estrangeira; fossilização; interlíngua; análise contrastiva; aquisição.
Nesta década de 90, a última do século XX, século esse que trouxe grandes inovações tecnológicas e mudanças sociais em todas as partes do mundo, cumpre historiar o desenvolvimento da disciplina de Lingüística Aplicada (doravante LA) no exterior e também no Brasil.
A finalidade deste trabalho é descrever o crescimento da LA, especialmente no que tange ao ensino de línguas estrangeiras no País frente à realidade socioeconómica no momento. Pretendo dividir este trabalho em duas partes principais. Na primeira, o meu objetivo é traçar o desenvolvimento da LA. Na segunda, resumirei a contribuição brasileira nesta área.
1. O desenvolvimento da L A
Alguns especialistas e pesquisadores na área de estudos da linguagem consideram a LA uma atividade recente, alguns deles atribuem quinze ou talvez vinte anos
1. Trabalho baseado n u m a comunicação apresentada n o G r u p o de Trabalho "Lingüística A p l i c a d a : Ensino de Língua
Estrangeira" n o K Congresso I n t e r n a c i o n a l d a ALFAL, UNICAMP, Campinas, d e 6 a 10 d e agosto d e 1990.
2. D e p a r t a m e n t o