freud
O livro “psicologia e psicologias” a autora começa por explicar o que é psicologia no modo de pensar da maioria das pessoas, a partir das experiências, vivências e observações do mundo que são passadas de pessoas a pessoas com o intuito de facilitar a vida nas interpretações livres. E com este modo de pensar em comum a psicologia se mistura com a ciência ajudando a construção de uma psicologia popular. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. E com essa característica da produção cientifica possibilita uma continuidade, um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.
O capitulo 1° continua a explorar o senso comum e a psicologia cientifica por falar claramente ao que é dito com o qual ele se relaciona com o mundo social, buscando a compreensão da totalidade da vida humana.
O que estuda a psicologia? O homem em seu total, o seu comportamento, seus sentimentos e seu lugar no mundo. A subjetividade é o que cada um de nos constrói conforme vamos vivenciado as coisas e as experiências da vida cultural e social.
A psicologia é uma ciência que se preocupa com tudo que acontece com o homem buscando resposta estudado seus princípios e métodos.
A psicologia, como já dissemos anteriormente, é um raro das Ciencias Humanase a sua identidade, isto é, aquilo que a diferencia, pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca de maneira particular o objeto homem, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dele. A psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.
No capítulo 2º a autora mostra a