Transgênicos
O que são transgênicos e “como funciona” ?
Transgênicos é o termo utilizado para designar organismos que nascem a partir da inserção de um segmento de DNA de um organismo de outra espécie em seu DNA. Ou seja um organismo transgênico é aquele que sofre uma mudança em seu genoma original. Vale ressaltar, no entanto, que um transgênico é um tipo de organismo geneticamente modificado, porém nem todo organismo geneticamente modificado é um transgênico, pois um OGM não sofre inserção de um gene e sim modificação na estrutura do DNA.
É importante dizer os porquês de produzir, através de técnicas de engenharia genética, organismos transgênicos. Isso é feito para conferir à espécie receptora de parte do genoma, características da espécie doadora deste gene. Ou seja, num exemplo simples: Quando tiramos o gene da característica de “brilhar” do vagalume através da enzima de restrição e o inserimos numa bactéria, esse gene de interesse, por meio da ligase, vai ligar-se ao plasmídio (círculo de DNA) e formará o DNA recombinante. A bactéria contendo a informação de interesse se multiplicará rapidamente e uma dessas moléculas é introduzida na célula embrionária do tabaco, de modo que a esse vegetal (receptor) será conferida a característica de brilhar (doador).
Histórico dos transgênicos
A primeira vez que se produziu um organismo através da técnica que se caracteriza hoje como transgenia, foi em 1973. Essa experiência ocorreu pela mãos dos cientistas Stanley Cohen e Herbert Boyer, no Havaí. Tudo começou quando os amigos se encontraram numa conferência de Biologia que estava acontecendo no país, na época Stanley estava estudando a resistência de algumas bacterías à antibióticos e Herbert, por sua vez, as enzimas de restrição. Partindo dos estudos de cada um deles, perceberam que poderiam trabalhar juntos para recombinar genes de diferentes bactérias em uma única molécula de DNA.
Para começar, Stanley e Herbert usaram genes de duas