Presidencialismo e parlamentarismo
O presidencialismo e um produto norte americano, onde temos a figura do presidente da republica, o qual exerce a função de chefe de estado e chefe governo, e é uma figura eleita pelo povo através de eleições, ou seja, o povo escolhe quem ira governa-los, porem o regime presidencialista pode apresentar distorção quando o presidente eleito, agindo contrario a democracia passa a ser um governo discricionário, arbitrário impede que o povo eleja um novo sucessor, e perpetua o governo a seus próprios indicados, sendo essa atitude classificada como ditadura.
O presidente da republica não tem vitaliciedade, (ao contrario do governo monarquista), ou seja, ele tem seu tempo de estadia no cargo pré-determinado, podendo ser ou não reeleito de acordo com seu desempenho durante o tempo de governo e satisfação do povo com o mesmo, o qual tem o poder de reelegê-lo durante mais um determinado período.
Já o parlamentarismo, (produto Europeu), surgiu da circunstancia de um soberano em regime monárquico, que assumia o poder de governar um povo, mas não falava a língua do mesmo e não comparecia ao parlamento. Surgiu então o Primeiro Ministro, representante direto do Rei, Imperador, ou qualquer outra figura Monarca, onde no sistema de governo monárquico (onde o governo é de um só), em um sistema de governo democrático, o chefe de estado e chefe de governo é o Primeiro Ministro.
No Parlamentarismo, o ministério faz parte do governo e é chefiado pelo primeiro ministro, cuja escolha deve ter a aprovação do parlamento enquanto que no presidencialismo o ministério atua apenas na função de auxiliar o presidente, sendo este quem estabelece a decisão final a ser tomada pelo ministério.
Conclusão Pessoal:
Ambos o governos tem seus prós e contras. Talvez a monarquia funcione bem nos países europeus já por uma questão de disciplina dos povos, de aceitação do mesmo, onde as pessoas que estão submissas a esse governo estão atentas aos fatos que acontecem