Preservar para viver: O homem e o Meio Ambiente
preservar para viver
O homem e o meio ambiente
2013
preservar para viver
O homem e o meio ambiente
Resumo:
O simples ato de poluir pode ser considerado um atentado a todos os seres vivos, pois somos parte de um todo. O círculo é vicioso, e o que acontece ao Planeta Terra acontece ao homem.
Com o passar do tempo, de geração em geração, o homem vem usando a natureza a seu favor sem a menor preocupação na sua preservação seja por ignorância, por descaso ou em busca incessante por lucro.
Espécies são extintas e nunca mais as veremos no meio ambiente. Quantas espécies vão precisar ser perdidas ainda e quantos desastres o homem terá que construir uma consciência social em relação à natureza e dar início a um pensamento para preservar a natureza?
No decorrer da evolução do ser humano em algum momento podemos verificar a tomada de consciência, por vezes forçada, mas de qualquer maneira, estamos diante da mudança de paradigmas, da busca do homem pelo convívio com a natureza e a sua preservação.
Ter uma consciência ambiental se faz necessária a cada dia, preservação permanente tem que ser uma realidade em todos os lugares, pois se não for desta forma, não haverá vida no futuro.
Palavra chave: Preservar, natureza, homem, degradar.
Introdução:
A preocupação com o meio ambiente é uma realidade nos dias atuais. Temas como aquecimento global, degradação de ambientes naturais, processos ecológicos, biodiversidade, sustentabilidade, bem como a cidadania ambiental não são apenas debatidos nos meios acadêmicos, mas também nas mais diversas esferas de convívio social.
Dentro desse contexto as ciências naturais têm contribuído para a identificação e caracterização dos recursos naturais disponíveis em determinados espaços físicos.