Valores motivacionais
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. VALORES MOTIVACIONAIS..........................................................................................4
3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO............................................................ 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 6
5. REFERÊNCIAS .................................................................................................................. 7
1. INTRODUÇÃO As potencialidades atribuídas ao empreendedorismo social enquadram-se no âmbito de três grandes problemáticas:
• A luta contra a pobreza e a exclusão social;
A luta contra a pobreza e a exclusão social do texto Coleta Seletiva nos mostra a discriminação e a desigualdade social que os catadores sofrem por serem de classes mais desfavorecidas. A luta desses trabalhadores é para uma melhor condição de vida para suas famílias que muita das vezes moram no próprio lixão sem condições de viver na cidade. Muita dessas pessoas não tem nem o registro de nascimento.
O emprego e a inserção sócio-profissional;
Com a criação da Cooperativa dos Trabalhadores de materiais Recicláveis os catadores passam a ser reconhecidos e capacitados diante da sociedade, satisfazendo assim a necessidade social e coletiva. Tendo um emprego, esses trabalhadores passam a ser consumidores, o que acaba trazendo maior desenvolvimento sustentável para o local onde eles vivem.
O desenvolvimento local e sustentável.
Para que o desenvolvimento seja alcançado é necessário que haja uma participação dos agentes sociais em conjunto (governo, empresas, sociedade civil organizada e a população), para que este seja eqüitativo e atenda às suas necessidades coletivas à população.
2. VALORES