Hierarquia de valores
Os valores implicam necessariamente em uma preferência, ou seja, há uma hierarquia de prioridades e necessidades individuais que partem de um grau contínuo de importância. Esses valores são particulares e influenciam diretamente em nossas opiniões, comportamentos e reações com o meio e a sociedade.
Estudos Empíricos
O objetivo dos estudos empíricos é estabelecer os valores hierárquicos de uma ou outra sociedade. Muitos desses foram realizados particularmente nos Estados Unidos.
Hierarquia e tipos motivacionais Com base nos estudos de pesquisas realizadas sobre a estrutura motivacional dos valores, a hierarquia axiológica pode ser estabelecida também a partir dos tipos motivacionais. Um tipo motivacional é um fato composto por diversos valores que apresentam similaridade do ponto de vista do conteúdo motivacional. Os tipos motivacionais já verificados empiricamente são os seguintes: 1) Hedonismo: A gratificação de necessidades físicas é transformada em valores socialmente reconhecidos. A meta motivacional desse grupo de valores é o prazer e a gratificação sensual. 2) Auto-realização: Sua meta é o sucesso pessoal obtido por uma demonstração de competência que, geralmente, leva ao reconhecimento social. 3) Poder social: O funcionamento da sociedade parece exigir algum sistema de estratificação de função e de responsabilidade. Dessa forma, surgem no grupo as relações de dominação e submissão. Para justificar esse fato na vida social, o poder é transformado em valor. Necessidades individuais de dominação e de controle podem também ser transformadas em valores relativos ao poder. A meta desse tipo de valores é a procura de status social, prestígio e controle sobre pessoas e recursos. 4) Autodeterminação: Os valores de autodeterminação procuram a independência de pensamento, de ação, de opção. 5) Conformidade: Sua meta motivacional é o controle de impulsos e do próprio comportamento em conformidade com as expectativas sociais.