Hierarquia e disciplina
Conceitos Gerais:
Hierarquia policial militar- é a ordenação de autoridades em níveis hierárquicos em níveis diferentes, dentro da estrutura da Policia Militar.
Disciplina- é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, normas e disposições que fundamentam o organismo policial militar, visando a harmonia entre todos integrantes da corporação.
Relações profissionais- São as relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho, seja este ambiente interno ou externo, podem ser tratadas como as relações interpessoais decorrentes e estabelecidas em virtude da profissão que desenvolve.
Todas as relações profissionais, independente da instituição ser civil ou militar, devem ser estabelecidas sobre princípios hierárquicos, já nas instituições militares pelo que é rigorosamente determinado pelos regulamentos, não é desejável que exista uma sociabilidade, ou seja, uma sociabilidade informal, baseada na espontaneidade e na amizade. Quanto maior distancia hierárquica entre os militares menos intimidade e socialização deve haver. Definitivamente não poderá existir nenhum momento onde se consideraria todos iguais. Segundo o Estatuto dos Militares todas as relações entre militares têm que ser amparadas nos dois pilares principais, hierarquia e disciplina, que acompanham os soldados em todos os momentos de sua vida. No meio militar é a hierarquia que estabelece as fronteiras exatas entre os que obedecem e os que comandam. Obedecer e comandar, embora sejam situações distintas, são vividas cotidianamente por todos os militares, independente de que posto ou função ocupem, desde o soldado recém-admitido, que deve obediência à todos ao comandante geral, que deve obediência ao Governador. Portanto, hierarquia é um fato geral dentro da caserna, capaz de ordenar todas as situações e indivíduos para que estejam dentro dos parâmetros de conduta exigidos pelo sistema. Mesmo que um pesquisador não consiga observar