Prescrição de exercicios
Antes de começar qualquer atividade física na academia o aluno deve passar por uma avaliação médica, e uma avaliação física do seu treinador físico.
Recomendações e cuidados que se deve ter para a prática de exercícios.
A glicemia deve sempre ser medida antes do início do treinamento. Se a glicemia estiver abaixo de 100mg/dL para os adultos e 120mg/dL para crianças e adolescentes, deve-se ingerir carboidrato para evitar a hipoglicemia. Caso esteja acima de 300mg/dL, deve-se suspender os exercícios. Também não é aconselhável realizar atividades físicas nos horários de picos da insulina, no caso de quem possui diabetes do tipo I.
Não se exercitar em condições climáticas adversas sem tomar algumas precauções também é uma maneira de melhorar a prática de exercícios. Ao exercitar-se no calor, recomenda-se molhar as partes do corpo com água gelada a intervalos regulares. No frio, escolher roupas que permitam um isolamento adequado do frio, evitando tecidos que não permitem a evaporação do suor.
Evitar exercícios após as refeições, nunca iniciar um exercício em jejum, verificar a taxa de glicose antes durante e depois dos exercícios, ingerir uma quantidade de carboidratos mais ou menos 1 hora antes do exercício, evitar exercícios com a musculatura que foi aplicada a injeção. Cuidar para que seu aluno esteja com um calçado confortável para que não machuque os pés, pois muitas vezes pode estar apertado e machucar o pé e como ele tem diabetes sua sensibilidade quanto a sentir desconforto e dor é menor.
Intensidade freqüência e duração dos exercícios
Segundo o American College of Sports Medicine (ACMS), o indivíduo diabético deve se exercitar de 5 a 7 dias por semana, com a duração entre 30 - 40 minutos e a intensidade de 60 à 75 da Fc máx ou 50 à 60% do VO2máx. A atividade.de.predominância.aeróbia.
Exercícios de intensidade elevada ou longa duração devem ser evitados (acima de 60