Prescrição de exercícios em pacientes com diabetes
Há evidencias que o exercício físico traz benefícios ao paciente com diabetes tipo 2. Entre eles podemos citar: o controle da glicemia e redução da hemoglobina glicada, reduz risco cardiovascular, auxilia na perda de peso e consequentemente melhora a autoestima.
Em alguns pacientes, é recomendado que um teste ergométrico seja feito antes do início das atividades físicas. Os pacientes com essa indicação são pacientes sedentários com pelo menos um dos critérios abaixo: * Idade maior que 35 anos, com ou sem outro fator de risco cardiovascular além de DM; * idade superior a 25 anos com mais de 15 anos de DM1 ou mais de 10 anos de DM2; * Hipertensão arterial; * Dislipidemia; * Tabagismo; * Nefropatia, incluindo microalbuminúria ou insuficiência renal; * Retinopatias proliferativa, e pré-proliferativa; * Neuropatia autonômica
a) Tipo de exercício que deve ser prescrito:
Os exercícios de escolha sâo os aeróbicos como caminhada, ciclismo, natação, dança, e outros. Os exercícios de resistência (musculação) podem estar associados, uma vez que foi comprovado sua eficácia na melhora do controle glicêmico em DM2;
b) Frequencia;
De três a cinco vezes por semana
c) Duração:
30 a 60 minutos por dia ou 150 minutos/semana contínuos.
d) Intensidade:
A intensidade deve ser moderada (porcentagem da VO2 maxima de 40 a 60, e porcentagem da frequência cardíaca máxima de 50 a 70)
e) Exercícios de resistência:
Para que efeitos metabólicos desejáveis sejam alcançados, eles devem ser feitos três vezes por semana, incluindo os grandes grupos musculares, progredindo para três séries de 8 a 10 repetições com peso que não suporte mais que tais repetições.
f) Exercícios na prevenção de Diabetes mellitus Tipo 2:
São indicados pelomenos 150 minutos por semana de exercícios comedidos associados à dieta moderada