trabalho PRATICA Anatomia final 1
PRATICA ANATOMIA
Diabetes Mellitus
VITÓRIA
2015
Introdução A Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações. A Diabetes Mellitus apresenta em denominações conhecidas por fases ou tipos são: Diabetes tipo I – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina; Diabetes tipo II – as células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Diabetes do tipo I no Brasil,ocorre uma grande incidência perfazendo o total de aproximadamente sete pacientes a cada 100 mil habitantes.
O diabetes tipo I, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia não está esclarecida é o diabetes gestacional que em geral é um estado pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento do pré-natal (BRASIL, 2006).
Segundo estudos, a incidência do DM tipo 2 aumentou no mundo atual, como resultado da interação genética e envolvimento de fatores de risco que